NOTÍCIAS

Chegou a Conta de Luz?

A partir de janeiro de 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) instituiu uma novidade nas contas de energia: o Sistema de Bandeiras Tarifárias.
Com as bandeiras, haverá a sinalização mensal do custo de geração de energia elétrica que será cobrada do consumidor, com acréscimo das bandeiras amarela e vermelha.
Essa sinalização dá, ao consumidor, a oportunidade de adaptar seu consumo, se assim desejar.

As três bandeiras - verde, amarela e vermelha - indicam o seguinte:

  • Bandeira verde: Condições favoráveis de geração de energia. Reservatórios cheios. Não há alterações no valor da tarifa de energia.
  • Bandeira amarela: Condições de geração menos favoráveis. Acresce na sua conta R$ 2,50 a cada 100 kWh consumidos.
  • Bandeira vermelha: Condições mais custosas de geração de energia. Acresce na sua conta R$ 5,50 a cada 100 kWh consumidos.
Saber a cor da bandeira é importante?

É uma forma do consumidor ganhar um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, é possível que o consumidor adapte seu consumo e diminua o valor da conta - ou, pelo menos, impedir que ela aumente.

Planejando é Possível Poupar Luz

Com o aumento em gastos básicos, como energia elétrica, as pessoas já estão mudando alguns hábitos e procurando alternativas para reduzir os custos.
Diante desse cenário, é importante que o cidadão aprenda, primeiramente, a se planejar e a fazer sempre o uso consciente.
Algumas medidas podem ser tomadas para que a conta de luz do próximo mês não seja motivo de susto. Economize mudando 6 hábitos:

  • Use o ar condicionado de forma racional
Desligue ao sair do ambiente; mantenha portas e janelas fechadas durante o uso e feche as cortinas e persianas para evitar a entrada de calor.

  • Reduza o tempo no chuveiro
Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição "verão". O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia.

  • Troque as lâmpadas incandescentes
A lâmpada incandescente é a que gasta mais energia. Para economizar, o ideal são as lâmpadas fluorescentes e LED, que são mais econômicas e deixam o ambiente iluminado com a mesma intensidade.

  • Desligue os aparelhos da tomada
Todo aparelho ligado na tomada está consumindo energia, quer desligado ou em stand by. A única forma de economizar é tirando da tomada.

  • Organize a geladeira
Arrume os alimentos para que sejam rapidamente encontrados, de forma a evitar ter que ficar com a porta muito tempo aberta.

  • Prefira eletrodomésticos com o Selo Procel
Na hora da compra, prefira eletrodomésticos com o Selo Procel, que indica aos consumidores quais são os modelos que consomem menos energia.

Copyright 2014 - Netto Multiagência